28 março 2006

Desculpem lá...




... mas não pode ser nada. Hoje não. Hoje é a noite do Benfica.

Hoje vou estar lá, a torcer. Ainda pensei que iria para ver os mágicos Ronaldinho e Deco a jogar, mas não. Se fosse para isso, assinava a Sport TV e via sempre.

Não. Hoje só penso no Benfica (e também me pergunto porque é que a porcaria do texto está a sair sublinhada - acho que a coisa foi causada por uma das imagens).

Julgo que é possível um resultado positivo e só espero que a equipa também acredite.

Mesmo que haja quem diga que ganhámos ao pior Manchester da década e ao pior Liverpool dos últimos trinta anos e que até o Barcelona vem desfalcado (???). Talvez seja a altura de recordar como eram fortes o Halmstaad e o Artmedia.

E, para aqueles grunhos que se dizem adeptos de futebol (mas não são) e que vão torcer pelo Barcelona, sempre vos digo: quero lá saber. Pelo menos hoje, os grunhos do Real Madrid que vão torcer pelo Benfica são dez vezes mais do que vocês todos juntos.

Bom, bom. Vamos com calma.

E antes que me esqueça, deixa cá ver onde é que deixei a mascote. Ah! Cá está o bichano





Benfica 1 - Braga 0


Mais um jogo, mais uma vitória.

E se a última tinha sido conseguida com um golo no último minuto, esta foi conseguida com um golo logo no segundo minuto de jogo, e ainda por cima foi um golo bem bonito.

Um golo tão cedo condicionou definitivamente todo o jogo. O Braga acreditou que poderia vencer na Luz, e o golo madrugador acabou por transtornar muito os planos da equipa. Tanto que, durante meia hora, não causaram perigo.

Quando o Braga se libertou, criou algumas ocasiões, mais pela insegurança de Moretto, do que por outra razão qualquer.

E o Benfica foi gerindo o esforço, a pensar no Barcelona (excepto Nuno Gomes ou Manduca, que não podem jogar contra o gigante espanhol).

Foi uma vitória justa, que coloca o Braga a cinco pontos de diferença, o que é muito importante para encarar o que resta do campeonato.

Faltam 6 jornadas para sermos bi-campeões.

Rio Ave 0 - Benfica 1


De regresso às vitórias.

No último minuto, mas a valer três pontos.

Até gostei da exibição do Benfica, mas gostei também da exibição do Rio Ave. Defendeu, mas com inteligência, conseguindo evitar resumir a sua prestação à colocação de jogadores em barda à frente da própria baliza.

Estou convencido de que o golo do Rio Ave é válido. Não há imagens que esclareçam definitivamente o caso, mas a sensação com que fico (mesmo com repetições) é de que a bola não chegou a sair. E acredito que, na melhor das hipóteses, o árbitro auxiliar terá tido dúvidas. Ora, em caso de dúvida, deve beneficiar quem ataca e não quem defende.

Mantorras entrou novamente para, em pouquíssimos minutos, fazer a diferença. Fica sempre a sensação de que lhe não são dadas as oportunidades devidas.

Faltam 7 jornadas para sermos bi-campeões.

Benfica 0 - V. Guimarães 1


Confesso que já não me lembrava da sensação de ser eliminado da Taça de Portugal.

E este jogo foi particularmente irritante.

Não estou a falar do facto de o golo do Vitória ser precedido de um toque com o braço (se o Benfica tivesse marcado quatro ou cinco golos - que era o mínimo exigido contra uma equipa que se apresenta na Luz a jogar da forma como jogou o adversário - o golo irregular não teria qualquer importância).

Se admito à Naval que jogue para não perder, já o mesmo não se passa com o clube da cidade berço, que tem pergaminhos.

Foi com naturalidade que, quando precisaram de marcar golos, verificaram que já não sabiam como isso se faz e foram eliminados pelo V. Setúbal a seguir, o que é muito bem feito.

Mas enfim, como já tinha dito, esta época já correu muito melhor do que se esperava, e não vamos desanimar.

É que faltam 8 jornadas para sermos bi-campeões.

Benfica 0 - Naval 0


Já tinha acontecido na Figueira da Foz e voltou a acontecer na Luz.

Foi mais um daqueles jogos em que a bola teima em não entrar e em que se fica com aquela sensação de que nem que o jogo tivesse 500 minutos o Benfica conseguiria marcar.

Tem que se aceitar estes resultados com a mesma naturalidade com que se aceitam as vitórias por um a zero com golo nos últimos minutos.

Tem que se aceitar que a bola teime em não entrar da mesma forma que se aceita de bom grado quando issso acontece ao adversário (ver o caso do jogo em Anfield Road).

A Naval vinha de duas vitórias importantes para fugir à despromoção (e teve mais uma a seguir a este jogo) e pode ter, nesta fase, conseguido salvar a época.

É claro que pode também ter afastado o Benfica do título, mas isso está por provar.

Faltam 8 jornadas para sermos bi-campeões.

22 março 2006

Liverpool 0 - Benfica 2


Bem sei que já lá vão duas semanas, mas enfim, ainda é actual.

Tratou-se de mais uma noite de glória (a quinta, se bem me lembro - uma com o Manchester United, duas com o Porto e duas com o Liverpool) que teve a particularidade de se dar no meu aniversário. Já tinha dito lá atrás que o Benfica tinha atingido o ponto de não precisar de ganhar nada e ter, ainda assim, uma época acima da média. Pois bem, os jogos posteriores colocaram o campeonato muito mais difícil de conquistar e a Taça na mão de outros, mas mesmo assim estou satisfeito com as alegrias que o Glorioso me deu esta época.

Vejam: o Sporting, que ainda pode ganhar duas competições esta época (e que espero que ganhe, não só por ser de Lisboa, mas porque, como sabem, tenho dois lagartos lá em casa, que gosto muito de ver contentes) ainda só teve duas noites de grande alegria (ambas com o Benfica) e, apesar de ainda ter de defrontar o Porto mais duas vezes, não terá, no final, uma época tão motivante como a do Benfica e o Porto não tem para apresentar um único resultado galvanizante esta época para amostra (nem sequer houve grande brilho na vitória sobre o Inter de Milão).

Mas sejamos sérios. Com o Barcelona as coisas serão muitíssimo complicadas e a eliminação parece, apesar de não garantida, o resultado natural, e o Campeonato e a Taça já lá vão. Podia ser um pouco melhor.

E não venham dizer que o Benfica está entre as oito melhores equipas europeias, porque só mesmo a título de anedota é que se pode dizer uma coisa dessas. Muita gente o disse, mas não devia ter dito.

O jogo correu muito bem. Nos primeiros dez minutos podíamos ter sofrido um golo ou mais, o que levaria a um desfecho completamente diferente, mas, que diabo, se nós falhamos remate atrás de remate contra a União de Leiria, a Naval e o Guimarães e isso coloca um Campeonato e a Taça fora do nosso alcance, a sorte também tem que estar do nosso lado de vez em quando.

Quanto ao resto, a equipa esteve tranquila e jogou bem, mais ou menos como tinha jogado contra o Manchester United.

Os golos foram muito bonitos e o Benfica é o maior.

Faltavam nesta altura nove jornadas para sermos bi-campeões.

21 março 2006

Dia da Poesia

Comemora-se hoje o Dia da Poesia e não queria deixar de o assinalar aqui com um dos mais belos poemas que conheço.

Tinha intenção de o usar durante a campanha eleitoral, por ser de Manuel Alegre, e de o adulterar, simulando textos alternativos supostamente escritos por cada um dos outros candidatos, mas a inspiração falhou-me na altura certa. Paciência. Mas aqui fica.

Com mãos se faz a paz, se faz a guerra
Com mãos tudo se faz e se desfaz
Com mãos se faz o poema - e são de terra.
Com mãos se faz a guerra - e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedra estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.

De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.


Manuel Alegre, O Canto e as Armas, 1967

20 março 2006

Ponto de Situação

Por problemas em nada alheios à vontade do dono, este blog tem uns quantos posts em atraso.
Trata-se de pelo menos quatro posts sobre os jogos do Benfica que, mesmo atrasados, aparecerão a a seguir.
Bem sei que não são os mais apreciados, mas o blog é meu e eu é que mando.

Serão retomadas em breve as séries:

  • Calinadas na TV (vai no episódio 12)
  • Calinadas na Rádio (vai no episódio 4)
  • Momento Monty Python (vai no episódio 6)
  • As canções na minha vida (vai no episódio 5)
  • Nostalgia (vai no episódio 1)

17 março 2006

Queixinhas

Não sei porque me lembrei disto hoje, mas achei tanta piada que não resisto a contar.

Aqui há algum tempo (uns anos, mas poucos, porque o meu filho já era leitor da Visão Júnior) viajava eu de carro e o pequeno, que tinha pousado a revista na chapeleira do carro, ao ver que, com as janelas abertas, as páginas da revista iam virando sucessivamente, disse-me com ar de queixa:

- Apá, o vento está a ler a minha revista!

15 março 2006

Finalmente, percebi

Segundo este artigo do DN, a Secção de Achados da PSP recebe todos os dias dezenas de objectos, desde chapéus de chuva até carrinhos de bebé, passando por carteiras, óculos, documentos, ténis de marca, bicicletas e telemóveis, perdidos em autocarros, metro, correios, centros comerciais ou até na rua.

A conclusão é óbvia: somos um povo muito esquecido e distraído.

Finalmente, percebi as eleições presidenciais.

08 março 2006

E. Amadora 1 - Benfica 2


O jogo já se adivinhava difícil, mas o Benfica complicou o que já era complicado, ao fazer uma exibição muito pobre na primeira parte. O Estrela foi melhor e o resultado ao intervalo era justo.

Mas veio ao de cima a capacidade de dois jogadores de bom nível. Primeiro o francês, que começa a parecer talhado para golos em momentos difíceis e depois o regressado Miccoli que, se tiver sorte, pode ter um fututo interessante no Benfica. Soube manter a calma e, principalmente, acreditar sempre que era possível (já nos tinha mostrado isso frente ao Lille).

É claro que, quando o resultado era de 1-1, o Estrela também podia ter marcado, o que teria provocado uma derrocada completa, mas a estrela, estando presente no nome do adversário (onde conta muito pouco) esteve também presente no espírito dos jogadores do Benfica (onde produz muito mais efeitos).

Era só o que faltava, perder com o Estrela depois de ter ganho em seis dias aos dois últimos campeões europeus.

Faltam 9 jornadas para sermos bi-campeões.

Por falar nisso, acredito na passagem do Benfica aos quartos de final da Liga dos Campeões, e até acredito que a passagem pode nem ser muito complicada. Mas, pelo sim pelo não, cá fica o nosso amiguinho.


Benfica 1 - Porto 0


E as noites de glória sucedem-se. Quase dava para esquecer desaires recentes.

De todos os jogos difíceis que o Benfica ganhou esta época (difíceis no sentido em que se podia esperar a derrota - Manchester, Liverpool e os dois jogos com o Porto) este, apesar de muito bem jogado pelo Benfica, foi o que deu mais luta.

Um especial agradecimento ao Vítor Baía por ter sofrido aquele frango. Não adianta virem dizer que o trajecto da bola foi traiçoeiro, que bateu no chão já perto da baliza, e tal, porque o guardião portista já teve mais do que tempo para aprender a lidar com bolas daquelas.

Mas os agradecimentos ao Vítor Baía já são contas antigas. Tempos houve em que ele era o titular indiscutível na baliza da selecção nacional e, nesses tempos, era homem para defender tudo e mais alguma coisa na baliza do Porto mas, quando jogava pela selecção (que era quando eu torcia a sério por ele) sofria frango atrás de frango. É, pois, muito bem feito que seja com um frango que o Porto é derrotado na Luz. Já tinha havido um ameaço, daquela vez em que a bola entrou, mas o árbitro não validou o golo. É que, também dessa vez, foi um frango monumental, mesmo que não tenha valido. Mas desta vez valeu, e estou muito contente com isso.

No entanto, 400 jogos na Liga são 400 jogos na Liga, e agradeço ao Vítor Baía tudo o que nos deu de bom, e até esqueço momentos menos felizes. Foi um grande defensor das cores de um grande clube.

Faltam 10 jornadas para sermos bi-campeões.

8 de Março - Efemérides Várias

Pois é, estamos num dia de grandes acontecimentos.

Para começar, faz hoje treze dias que eu não escrevia aqui; duas semanas passam num instante e já tenho atrasados pelo menos os posts sobre os jogos do Benfica (dois), que vêm já a seguir.

Em segundo lugar, é o Dia Internacional da Mulher. É sempre de registar.

Em terceiro lugar, faço hoje quarenta anos. Assim. Redondinho. Dia de tomada de resoluções importantes. Antes que um médico venha daqui a uns anos proibir-me disto e daquilo, decidi refrear os meus hábitos alimentares de hoje em diante, para nunca ter que ouvir as frases malditas.

Em quarto lugar, é o último dia de Jorge Sampaio em Belém para ser substituído por vocês sabem quem.

E finalmente, temos o Glorioso em jornada europeia maior, que só pode ter desfecho positivo.

Já viram bem a carrada de coisas que cabem nestas singelas 24 horas? É obra.

Grande dia.