02 outubro 2007

Calinadas na Rádio - Episódio 9

Ouve-se por aí um anúncio (suponho que do "Jornal de Notícias") em que se oferecem, na compra do jornal, cartas de jogar com imagens dos craques do futebol.
Até aqui tudo bem.
Mas como se trata de futebolices, o anunciante achou graça a parodiar com aquelas conhecidas frases, como "a bola é redonda", "são onze de cada lado", "tudo pode acontecer", etc.
Vai daí decidiram aplicar as frases aos jogos de cartas. Assim, ouve-se um entrevista a um suposto craque da "Sueca", que diz, ofegante: "Guardei os trunfos para o fim, joguei a "Manilha", depois o Ás. Sabe como é: são cinquenta e duas cartas, quatro naipes e tudo pode acontecer".
Pois pode, mas não sei é em que jogo é que pode acontecer, porque não há jogo nenhum que se jogue com 52 cartas e em que se possa jogar a "Manilha".
Para quem não sabe, no jogo da "Sueca" e noutros jogos conhecidos em Portugal, a "Manilha" é o sete (não existem as cartas oito, nove e dez) e trata-se da segunda carta de maior valor em cada naipe. A ordem é : Ás, "Manilha" (ou "Bisca" ou sete), Rei, Valete (mais conhecido por "Conde"), Dama (ou Sota - aqui também há diferenças, porque a Dama não está imediatamente a seguir ao Rei), Sena (Seis), Quina (Cinco), Quadra (Quatro), Terno (Três) e Duque (Dois). Há grande semelhança entre os últimos termos (Sena a Duque) com os usados no Dominó.
O problema não tinha solução: usando a "Sueca", ou qualquer outro jogo normalmente praticado em Portugal, não podiam referir-se a 52 cartas; usando outro qualquer jogo (com 52 cartas), a maioria da população não perceberia o anúncio.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto é pá malta da bola... mais manilha menos 40 cartas... ninguém dá por nada. É o costume.

4:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home