23 junho 2005

Publicidade auto-enganosa


Vocês já viram que há anúncios tão bons, tão bons, que não funcionam?

Somos capazes de nos recordar praticamente de cada palavra, mas não sabemos quem anuncia.

Por exemplo, aquele anúncio do "Eles falam, falam, falam...". Quem é que anunciava?


Ocorreu-me isto num dia em que a minha comadre me falava da existência, junto de sua casa (onde existem uns prédios em construção) de um catrapázio (cataplasma no nosso léxico familiar) com a figura do Ricardo Araújo Pereira e que ela associava à Caixa Geral de Depósitos, quando na verdade se trata do Montepio Geral (experimentem perguntar, vão ver que quase ninguém sabe).

O mesmo acontece com este novo anúncio do "É já a seguir...". Quem sabe? Pois é , também é do Montepio Geral (só que se trata de publicidade a Créditos Pessoais, enquanto o outro se referia a Crédito à Habitação).

Estou convencido de que o BES alterou a sua publicidade justamente por causa disso, ou seja, do antigo "Já falaste com o teu Banco? Não, falei com o teu.", que enfermava do mesmo mal, mudaram para um simples "Já falaste com o teu Banco? Para quê?" e a seguir entrava a voz off que fazia de imediato referência ao BES.

É claro que nem sempre isto acontece. Não acontecia com o pastor do "Tou xim?", nem acontece com a Marta (da OK Tele-Seguro), mas pergunto-me se aquela malta do Montepio já se apercebeu de que muita gente não sabe que a publicidade é deles.