30 janeiro 2006

Benfica 1 - Sporting 3



Sobre o jogo, algumas notas que, por tão óbvias, poderiam nem ser escritas:

1 - Foi um dos piores jogos do Benfica esta época. Chegar ao fim da primeira parte sem uma única ocasião de golo criada só pode ser superado por uma segunda parte ainda pior. Não estou a contar como ocasião de golo aquele livre perigoso por o árbitro ter considerado que o Ricardo saiu da área com a bola na mão (porque não saiu, a não ser depois de ser tocado por Geovanni);

2 - Assisti ao jogo no magnífico Salão Mondego do magnífico Hotel Astoria, em Coimbra. A minha mulher, ao lado da televisão mas sem assistir ao jogo, lia um livro. Ao intervalo, a caminho do Restaurante para jantar, o diálogo foi o seguinte:
- E como está a coisa?
- O Benfica está a ganhar sem criar perigo e o Sporting, sem jogar muito, já criou umas quatro ocasiões de golo.
- Então o Sporting ainda pode ganhar?
- Não acredito. Se eu vi o que vi, o treinador do Benfica também viu e vai corrigir.
Mas não corrigiu e a segunda parte foi uma desgraça.

3 - Não estou nada preocupado com o efeito da derrota. De resto, de cada vez que o Benfica perdeu nesta época, arrancou para uma boa série de vitórias. E como o Porto empatou, continua ao nosso alcance.

4 - O efeito do grande número de vitórias consecutivas não podia deixar de ser este. Os jogadores começaram a convencer-se de que o resultado apareceria, mais cedo ou mais tarde, e o golo veio reforçar esssa idéia. E se o árbitro tem marcado aquela falta sobre o Nuno Gomes na área do Sporting (quando ainda estava 1-0) se calhar a coisa até funcionava. Ainda bem que não marcou, quer porque se redimiu da falta mal assinalada ao Ricardo, quer porque tornou possível uma exibição do Sporting que eu acho que já não via desde o célebre Benfica-Sporting para a Taça de Portugal do ano passado (e a minha gente lá em casa ficou tão contente que até dá gosto).

5 - E o São Pedro (conhecido simpatizante do Benfica) escusava de ficar tão mal disposto. Atirar com neve para cima de nós foi esticar a corda um bocadinho (apesar do efeito magnífico, só possível visto do comboio, de mais de cem quilómetros a ver neve de ambos os lados).

Enfim, tudo estará bem se o Benfica tiver aprendido a lição e a aplicar bem nos jogos com a União de Leiria, o Penafiel e o Vitória de Guimarães.

Faltam 14 jornadas para sermos bi-campeões.