10 abril 2006

E vai mais uma adivinha

O professor estava pelos cabelos com aquela turma.

Leccionava uma aula de Matemática por dia, todos os dias da semana. Os alunos eram mais excitados do que o normal e, para os obrigar a estarem atentos e calados, ameaçou:

- A partir de agora vão ter um teste por semana. E, para não estarem desatentos, só vos informarei do teste com 24 horas de antecedência.

Protestos e mais protestos. Quando a turma se acalmou, um dos mais afoitos pediu a palavra e disse:

- Sabia que o professor era porreiro, mas não tanto. Vai ser muito bom passar um ano lectivo inteiro sem fazer um único teste.

O professor pensou um pouco e logo concluiu que tinha imposto uma regra ridícula.

Porquê?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

estou a ficar estúpida com a idade.

5:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sei porquê! E isso está a irritar-me! Se o prof resolvesse fazer o teste à segunda, resolvia-me o problema, mas se for em qualquer outro dia, tem sempre a aula do dia anterior para avisar os putos... ou não?

8:53 da tarde  
Blogger JP said...

Vejamos, então.

A 2ª feira está sempre excluída, porque se saberia do teste com mais de 24 horas de antecedência (6ª para 2ª).

A 6ª feira também está excluída porque, no final da aula de 4ª feira, e não sendo avisados para 5ª, saberiam os alunos com 48 horas de antecedência que o teste seria na 6ª feira.

Excluída a 6ª feira (em definitivo), o mesmo raciocício se aplica a 5ª feira: se no final da aula de 3ª não fossem avisados para 4ª, saberiam que seria na 5ª (com 48 horas de antecedência), porque o professor nunca poderia deixar para 6ª, pelas razões expostas acima.

Excluída também a 5ª feira, então, no final da aula de 2ª feira, não sendo avisados para 3ª, os alunos concluiriam que o teste seria na 4ª (sabendo com 48 horas de antecedência) porque o professor não poderia correr o risco de deixar para os dias que já se provou não poderem ser escolhidos.

Sobra apenas a 3ª feira (com aviso na 2ª), mas sendo sempre no mesmo dia seber-se-ia sempre quando ia ser o teste.

Em conclusão, o prodessor pode marcar para quando quiser, mas os alunos poderão sempre argumentar que já sabiam (com mais de 24 horas de antecedência) que o teste seria nesse dia.

12:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ná! Esta explicação está viciada!
O professor chega na segunda e avisa os meninos que no dia seguinte têm teste!
Ou então não avisa na segunda. A única coisa que as criancinhas sabem, NO MOMENTO, é que o teste não é na terça, mas pode ser na quarta ou quinta...
Só se não avisar até quarta é que as criancinhas saberão com mais de 24h de antecedência...
A explicação está feita tendo por base que o professor NÃO AVISA no dia tal.

PS Parece-me que vamos ter discussão...

1:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home