09 maio 2006

As canções da minha vida - 6


Esta tem lugar de destaque, já que se trata da canção da vida de muita gente.

Carregada de valor simbólico pelo papel desempenhado como senha na revolução, julgo que não tem sido devidamente valorizada enquanto música e enquanto poema.

Num festival apresentado por Artur Agostinho e Glória de Matos, esta canção arrebatou de tal forma o júri que obteve mais de metade dos votos em disputa (245 em 470 possíveis - 20 pontos para um de 19 distritos - 18 do Continente e Funchal - mais 10 pontos para cada um de nove jurados). Em segundo lugar ficou a canção "No dia em que o rei fez anos", dos Green Windows, com 144 pontos.

As restantes oito canções somaram 81 pontos, sendo que as últimas cinco totalizaram 3 pontos.

À primeira vista, parece que o resto era lixo. Mas não. Havia outra canção dos Green Windows (3º lugar), uma excelente canção do Duo Ouro Negro, "Bailia dos Trovadores" (4ª lugar) e o clássico "A rosa que te dei" de José Cid (5º lugar, com 10 pontos).

Homenagem mais do que merecida, aqui vai:


E DEPOIS DO ADEUS


Quis saber quem sou, o que faço aqui
quem me abandonou, de quem me esqueci

Perguntei por mim, quis saber de nós
Mas o mar não me traz tua voz

Em silêncio, amor, em tristeza e fim
Eu te sinto em flor, eu te sofro em mim

Eu te lembro assim, partir é morrer
Como amar é ganhar e perder

Tu vieste em flor, eu te desfolhei
Tu te deste em amor, eu nada te dei

Em teu corpo, amor, eu adormeci
Morri nele, e ao morrer renasci

E depois do amor, e depois de nós
O dizer adeus, o ficarmos sós

Teu lugar a mais, tua ausência em mim
Tua paz que perdi, minha dor que aprendi

De novo vieste em flor, te desfolhei

E depois do amor, e depois de nós
O adeus, o ficarmos sós



Autor: José Niza
Compositor: José Calvário
Intérprete: Paulo de Carvalho

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cancõezitas do Paulo de Carvalho para esquecer o desaire do Benficucho???
Canções destas ficam para sempre, campeonatos, leva-os o vento...

12:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home