25 agosto 2006

Outro início de época conturbado


É oficial.

Plutão foi despromovido a planeta anão. É assim como jogar a Liga de Honra em vez da Super Liga.

O repórter estava lá, e entrevistou os dirigentes de Plutão.

Pergunta: Qual é o comentário que tem a fazer a esta despromoção?

Resposta: É uma maldade. Jogámos bem o campeonato inteiro, e agora despromovem-nos na secretaria.

Pergunta: Mas sabe quais as razões apontadas para esta despromoção?

Resposta: Eles foram um pouco vagos, que 248 anos é muito tempo para dar a volta ao Sol, que a órbita é um tanto excêntrica, que o tamanho não é suficiente, mas a verdadeira razão é a de que nós somos contra um Sistema (Solar, claro), em que Júpiter e Saturno é que movem as influências. Bem vistas as coisas, Mercúrio também não é assim tão grande.

Pergunta: Parece que a ideia de reduzir o número de planetas do sistema solar também tem a ver com a competitividade.

Resposta: Balelas. É tudo uma questão de jogos de poder. Experimente dizer o nome dos planetas do Sistema Solar e parar no Neptuno e vai ver que não tem graça nenhuma.

Pergunta: Que expectativas para a próxima época?

Resposta: Bom, antes de mais, vamos interpor uma providência cautelar para ver se nos mantemos na primeira divisão planetária. Se isso não for possível, temos que encarar uma época muito difícil. O Ceres é uma planeta sempre complicado, o Caronte há anos luta para sair da nossa órbita e o Xena... bem, de um planeta que já se chamou 2003 UB 313 não há muito mais a dizer, pois não?

Pois é, a coisa ainda vai dar que falar durante algum tempo. Para já, inicia-se o campeonato apenas com oito planetas, isto se até lá os tribunais não decidirem de outra forma.