27 junho 2005

A Gaffe


Vocês viram aquela gaffe da Ministra da Educação?


Quando questionada acerca das diferentes decisões tomadas por diferentes tribunais acerca de dois assuntos aparentemente iguais (providências cautelares interpostas por professores a propósito dos serviços mínimos), a Ministra respondeu que o Tribunal dos Açores não era um Tribunal da República.

Quando confrontada com a gaffe, respondeu com grande ligeireza, dizendo que "os Ministros são pessoas normais, que também cometem erros, principalmente quando falam de improviso".

Ó Senhora Ministra, vamos lá por partes:

  • normal sou eu, e nunca me passaria pela cabeça aceitar um cargo ministerial;
  • todos podem cometer erros, mas alguns são tão inaceitáveis, que não podem ser referidos de forma tão ligeira (ou acha que, por exemplo, se a torre de controlo do aeroporto de Lisboa conduzisse dois aviões um contra o outro, aceitaríamos que o controlador de tráfego viesse dizer "os controladores também cometem erros"?);
  • não fale de improviso. Se não sabe, cale-se. Os políticos estariam hoje muito melhor vistos se, de cada vez que não sabem uma resposta dissessem simplesmente "Não sei, respondo depois", em vez de inventarem disparates.