09 dezembro 2005

Mário Soares 4 - Jerónimo de Sousa 1


Na sequência do post sobre o anterior debate, fica a justificação para a "goleada" do Super Mário (vou desde já dizendo que Mário Soares é o meu candidato, e os leitores farão o favor de ir fazendo os devidos descontos sempre que entenderem que estou a exagerar mas, que diabo, se os posts sobre o Benfica são sempre tendenciosos, porque não o podem ser os da política?):

  • Presença física: Mário Soares vive para estes momentos e isso nota-se em qualquer debate (nem mesmo a tosse que o atacou o impediu de estar à vontade: respondeu a perguntas enquanto chupava uma pastilha para a garganta sem que isso o incomodasse minimamente); Jerónimo de Sousa, talvez pela recordação do debate em que perdeu a voz, está ainda pouco à vontade nestas ocasiões (creio que pode melhorar no futuro). Resultado: 1 para Soares, 0 para Jerónimo.
  • Presença psicológica: Mário Soares está nos debates como peixe na água e aproveitou para dar uma das melhores entrevistas dos últimos tempos. Jerónimo pareceu claramente intimidado com o à vontade do adversário. Resultado: 1 para Soares, 0 para Jerónimo.
  • Marketing: Mário Soares roubou votos a Manuel Alegre com a forma confiante com que fez passar a sua mensagem. Jerónimo de Sousa teve muitas dificuldades (como vai ter Francisco Louçã) porque o seu discurso é exactamente igual ao que já tínhamos ouvido há dois meses, e que tão depressa não volta a vingar. Resultado: 1 para Soares, 0 para Jerónimo.
  • Política: Mário Soares foi irreverente, demarcou-se do governo quando bem quis e lhe apeteceu e colou-se ao Governo quando lhe deu jeito. Jerónimo esteve muito bem: apesar de a mensagem estar gasta, foi coerente e até se safou da pergunta incómoda sobre o regime chinês. Resultado: 1 para cada um.
Uma nota final para as intervenções à saída dos estúdios. Mário Soares, rápido, claro e certeiro, atacou Cavaco, desancou o modelo de debate, e ainda brincou com os jornalistas. Jerónimo de Sousa, muito mais demorado, acabou por fazer uma acção de campanha.