23 novembro 2005

Lille 0 - Benfica 0


Para quem não gosta de futebol as minhas desculpas desde já, porque este post se arrisca a ser o mais comprido que já escrevi sobre o Benfica. Há tanto para dizer que nem sei bem por onde começar. Mas vamos lá por partes:

  1. Não deixa de ser refrescante ver uma equipa que é campeã nacional entrar em campo (seja ele qual for - até mesmo o batatal a que chamam Estádio de França) com nada mais nada menos do que quatro (4) defesas centrais (Luisão, Anderson, Ricardo Rocha e Alcides); estou mesmo convencido de que, enquanto escrevo estas linhas, a equipa técnica do Benfica já está a estudar o plantel da equipa B e dos iniciados com o objectivo de entrar para o Guiness ao apresentar contra o Belenenses um onze titular composto por Rui Nereu e dez defesas centrais;
  2. Houve grande alegria ontem à noite por esse país fora. Quantos e quantos treinadores e jogadores dos mais variados escalões (do Arrentela ao Cascalheira, passando pelo Alguidares de Baixo e os Ases não sei bem do quê) terão, legitimamente pensado: "Que diabo, afinal eu também tenho qualidade para jogar a Liga dos Campeões". E quem pode censurá-los? Se o campeão nacional do país que é vice-campeão europeu se dá ao luxo de jogar contra uma equipa medíocre fazendo um (não é gralha, é mesmo um) remate para golo no jogo inteiro (e nos últimos trinta segundos de jogo), quem pode censurar qualquer coxo por pensar que joga melhor do que aquilo?;
  3. A RTP enganou-se na transmissão. Após o jogo, o treinador do Benfica (que só fez uma substituição - Mantorras por Miccoli, devido a lesão) afirmou que não substituiu mais ninguém porque a equipa estava a cumprir. Senhora Dona RTP, veja lá isso. Estive eu a ver o jogo durante tanto tempo, e afinal a equipa estava a cumprir (não sei onde, mas acho que deviam ter transmitido o outro jogo, aquele em que eles estavam a cumprir);
  4. Também o nosso presidente se saiu com mais uma daquelas pérolas: "O Glorioso está... em chama". Não, senhor presidente, o Glorioso está é em chamas, e se os bombeiros não vêm depressa, vamos ficar todos esturricados;
  5. Mas não se ficou por aqui o nosso presidente. Continuou dizendo que "o Benfica começa a incomodar muita gente". Estaria isso tudo muito bem se não se desse o caso de 98,7% dos incomodados serem os adeptos do clube;
  6. Mas também houve coisas boas. Para já, a lotação esgotada de um estádio tão grande, só possível pela presença em massa de portugueses que, a certa altura, me fizeram pensar que o jogo era em Lisboa;
  7. Nota muito positiva para o bom ambiente dentro da equipa. É preciso ser muito amigo do seu amigo para vir o Luisão dizer depois do jogo que o melhor em campo foi o Beto.
Posto isto, e reafirmando aqui o que já escrevi há tempos (ou seja: estou-me nas tintas para a Liga dos Campeões, quero é ser campeão nacional), não tenho dúvidas de que a coisa vai melhorar e o Benfica vai ser bi-campeão.

Quanto à Liga, e se as contas não me falham, a situação é a seguinte: basta ganhar ao Manchester United. Pode parecer excessivamente difícil, mas talvez não o seja, já que as melhores equipas também puxam pelo melhor dos adversários e porque, convém não esquecer, a pressão também está sobre o Manchester, que pode muito bem ficar em último lugar no grupo.

Se o Benfica ganhar é apurado em 2º lugar no grupo (podendo o 1º lugar ser do Villareal ou do Lille).

Se o Benfica empatar ou perder é eliminado, excepto se empatar e o Villareal ganhar ao Lille, caso em que o Benfica será 3º e passará à Taça UEFA (a minha solução preferida, apeser de a eliminação não me incomodar por aí além).

Vamos ver no que isto dá.