08 março 2006

Benfica 1 - Porto 0


E as noites de glória sucedem-se. Quase dava para esquecer desaires recentes.

De todos os jogos difíceis que o Benfica ganhou esta época (difíceis no sentido em que se podia esperar a derrota - Manchester, Liverpool e os dois jogos com o Porto) este, apesar de muito bem jogado pelo Benfica, foi o que deu mais luta.

Um especial agradecimento ao Vítor Baía por ter sofrido aquele frango. Não adianta virem dizer que o trajecto da bola foi traiçoeiro, que bateu no chão já perto da baliza, e tal, porque o guardião portista já teve mais do que tempo para aprender a lidar com bolas daquelas.

Mas os agradecimentos ao Vítor Baía já são contas antigas. Tempos houve em que ele era o titular indiscutível na baliza da selecção nacional e, nesses tempos, era homem para defender tudo e mais alguma coisa na baliza do Porto mas, quando jogava pela selecção (que era quando eu torcia a sério por ele) sofria frango atrás de frango. É, pois, muito bem feito que seja com um frango que o Porto é derrotado na Luz. Já tinha havido um ameaço, daquela vez em que a bola entrou, mas o árbitro não validou o golo. É que, também dessa vez, foi um frango monumental, mesmo que não tenha valido. Mas desta vez valeu, e estou muito contente com isso.

No entanto, 400 jogos na Liga são 400 jogos na Liga, e agradeço ao Vítor Baía tudo o que nos deu de bom, e até esqueço momentos menos felizes. Foi um grande defensor das cores de um grande clube.

Faltam 10 jornadas para sermos bi-campeões.