21 fevereiro 2006

V. Guimarães 2 - Benfica 0


Não há muito a dizer.

O Benfica jogou mal e tudo correu mal.

O Vitória jogou bem e tudo correu bem.

Sem espinhas. Como não vi o jogo, não consigo fazer referência a pormenores, mas quero elogiar o Neca pelo belíssimo golo que apontou (tendo em conta que não teve tempo para pensar no lance e que chovia a cântaros).

Mas quero fazer aqui referência ao caso da jornada (este vi).

No jogo Porto-Marítimo aconteceu um lance insólito. Numa jogada de ataque do Porto, e já com o guarda-redes batido, um defesa do Marítimo defendeu a bola em cima do risco de baliza com a cabeça. De pronto, o árbitro apontou para a marca da grande penalidade e mostrou o cartão vermelho ao jogador, julgando que o mesmo jogara a bola com a mão. O árbitro assistente nada disse em contrário (de resto teve uma exibição para esquecer) e, julgo eu, terá sido o quarto árbitro a chamar a atenção para o erro cometido.

Nessas condições, o árbitro não hesitou em dar o dito por não dito, e retirar o cartão vermelho que tinha mostrado. Realço também o extremo "fair play" demonstrado na altura pelos jogadores do Porto (em especial pelo Pedro Emanuel que sabe Deus como joga normalmente sem "fair play" algum).

Os comentadores da TVI fartaram-se de dizer durante o que restava do jogo que o árbitro não tinha ficado nada bem naquela fotografia (com insinuações até relacionadas com o caso "Apito Dourado" em que o árbitro em causa está envolvido).

Tenho para mim que, nesta fotografia em concreto, o árbitro até não ficou nada mal.

Faltam 11 jornadas para sermos bi-campeões.