29 novembro 2005

Ó Cristo, anda cá abaixo ver isto!


Não vejo que mal faz a presença de um ou mais crucifixos nas nossas escolas (é claro que, sendo católico, não consigo talvez o distanciamento necessário para avaliar a coisa).

Mas também não há nada de mal na ausência do crucifixo.

Não venham é atirar para a discussão com os argumentos que já se têm ouvido: ah! e tal, que é traumatizante, que é uma violência para quem não professa, etc.

Talvez fosse bem mais traumatizante (e isto para um povo inteiro) que as escolas se mantivessem abertas no Dia de Todos os Santos, no Dia do Corpo de Deus e no Dia da Imaculada Conceição.

Talvez fosse bem mais traumatizante que o Belenenses fosse obrigado a mudar de símbolo (sim, porque um qualquer não cristão quer fazer-se sócio do clube e não pode).

Talvez fosse bem mais traumatizante ter que retirar o Santuário do Cristo Rei do local onde se encontra.

Talvez fosse bem mais traumatizante ter que recolher todas as Comendas que já foram distribuidas pelos nossos Presidentes da República, porque ostentam a Cruz de Cristo (olha, podiam começar, por exemplo, pela dos U2 - havia de ser bonito tentar explicar-lhes).

Cá para mim, anda tudo maluco. Fala-se de crise, mas se a crise fosse como se diz que é, as pessoas passavam mais a tempo a discutir assuntos sérios do que assuntos que não são assuntos.