19 abril 2006

E no entanto...

Pois é. É muito fácil andar aqui a desancar nas calinadas que se ouvem ou vêem por aí, mas a consciência obriga-me a dizer bem daquilo que é bom.

No caso em apreço, é mesmo muito bom.

Estou a referir-me à série de programas estreada ontem à noite na RTP1, com o título "História da Emigração Portuguesa".

Uma qualidade muito acima da média a demonstrar que o serviço público, às vezes, ainda é o que era.

Calinadas na Rádio - Episódio 5

Foi na Rádio, mas também deve ter sido na TV.

No passado dia 17, os noticiários da manhã comentaram a descida do desemprego em Portugal.

Na TSF, ouviu-se um tal Dr. Francisco Madelino, do Instituto do Emprego e Formação Profissional comentar os dados disponíveis.

De entre as banalidades previsíveis em entrevistas do tipo, sobressaiu uma das coisas mais irritantes que já ouvi em rádio. O senhor em causa pronunciava a palavra "redução" como "rudção".

Por si só, o caso já é grave, mas multiplicado pelas 15 ou 20 vezes em que a palavra foi usada em menos de 5 minutos, torna-se insuportável.

Em conclusão, de cada vez que o desemprego aumentar, é mau. Se diminuir, também é mau, porque o sujeito vai repetir a graça.

Boavista 0 - Benfica 2


Jogo típico de final de época, fraquinho na primeira parte, mas melhor na segunda.

Pareceu-me que o Benfica teve sempre o jogo controlado e Moretto resolveu sempre que o Boavista criou perigo.

Golo bonito do Mantorras, que continua a trazer para dentro do campo uma alegria que ninguém consegue igualar.

Espero que o Nuno Gomes regresse a tempo de retomar a liderança dos marcadores.

A lesão de Leo parecia muito pior do que era de facto. Já quanto ao problema do guradião do Boavista, não ouvi falar mais do caso, pelo que deve ter também recuperado.

Estamos quase no fim.

Faltam 3 jornadas para sermos bi-campeões.

12 abril 2006

A tara do momento


Está tudo muito contente porque a sonda Venus Express já está na órbita do planeta Vénus.

O Planeta Vénus não me agrada por aí além.

O movimento de translacção dá-se em 225 dias e o de rotação em 243 dias.

Em Vénus, um dia é maior do que um ano. É ridículo.

Imaginem que Vénus era habitado. Poderia dar-se um diálogo do tipo:

Patrão: Ó Silva, preciso da projecção das vendas por cliente, por favor.
Silva: Sim, senhor. Trago-lho depois de amanhã.
Patrão: Não, não. Isto é urgente. Traga-mo daqui a dois anos.

Não consigo respeitar um planeta destes.

Benfica 2 - Marítimo 2


Para começar, é importante dizer que na Luz, jogando o Benfica contra uma equipa da segunda metade da tabela, só havia menos três mil espectadores que no jogo do título (45.000 para 48.000), o que demonstra uma vez mais a grandeza do Glorioso.

O que demonstra pequenez de outros é o facto de, poucos minutos antes do começo do jogo no Alvalade XXI, terem sido difundidas no estádio as músicas "Cheira a Lisboa" e "Barcelona". A primeira demonstra que não sabem receber (ainda por cima um clube com quem acabaram de reatar relações), e a segunda demonstra a grandiosidade do Benfica, que consegue estar em destaque no jogo do título entre Sporting e Porto. Mas é, sobretudo, uma demonstração de que, afinal, os grunhos não pertencem só aos outros. E pior do que um grunho só um grunho com um microfone na mão.

Quanto ao jogo da Luz, foi fraquinho na primeira parte (e podia ter sido ainda pior em termos de resultado), mas aquele golo incrível do Petit (ainda devem estar a coser as malhas da baliza) acabou por trazer uma reviravolta mais do que justa.

Acredito que houve falta sobre Ricardo Rocha no lance anterior ao golo, mas não se compreende como é que ninguém se apercebeu de que, estando ele a ser assistido fora do terreno de jogo, o seu lugar devia ter sido tomado por outro jogador.

Só coisas que me atormentam.

Faltam 4 jornadas para sermos bi-campeões.

Barcelona 2 - Benfica 0


O que tem que ser tem muita força.

O Benfica não teve a menor hipótese, apesar de o Barcelona ter jogado menos que em Lisboa. No entanto, o Barcelona foi demolidor no sector defensivo, com Pujol em excelente forma.

Também ajudou o facto de o Benfica não ter jogado nada. Já se esperava que jogasse pouco, mas as péssimas exibições de alguns jogadores (pelo menos Petit e Beto) acabaram por tornar a equipa em algo que nem se percebe bem.

Bem vistas as coisas, o Benfica até criou dois golos, por Beto e Petit, mas parece que a UEFA não considera a respondabilidade pelos golos, mas apenas a baliza em que entraram. Coisas...

Fica o consolo de saber que os catalães só descansaram a dois minutos do fim.

Duas excelente ocasiões de golo (Simão e Karagounis), que poderiam ter feito a diferença. Enfim, já lá vai.

Entretanto, por cá, faltavam 5 jornadas para sermos bi-campeões.

10 abril 2006

E vai mais uma adivinha

O professor estava pelos cabelos com aquela turma.

Leccionava uma aula de Matemática por dia, todos os dias da semana. Os alunos eram mais excitados do que o normal e, para os obrigar a estarem atentos e calados, ameaçou:

- A partir de agora vão ter um teste por semana. E, para não estarem desatentos, só vos informarei do teste com 24 horas de antecedência.

Protestos e mais protestos. Quando a turma se acalmou, um dos mais afoitos pediu a palavra e disse:

- Sabia que o professor era porreiro, mas não tanto. Vai ser muito bom passar um ano lectivo inteiro sem fazer um único teste.

O professor pensou um pouco e logo concluiu que tinha imposto uma regra ridícula.

Porquê?

05 abril 2006

E vão 200

Faltam 5 horas

Pérolas da Publicidade - Episódio 3


Primeiro pensei incluir a coisa na série "Calinadas na TV".

Depois pensei iniciar a série "Aldrabices na TV".

Mas acabei por recuperar uma série que corria o risco de se perder.

Vem isto a propósito do anúncio do Jumbo feito pelo José Carlos Malato.

É que aquele senhor Vítor Silvério que aparece a ser entrevistado pelo conhecido apresentador, e que a legenda apresenta como funcionário da Lota de Peniche, não é de facto funcionário da Lota, mas sim comprador na Lota, ou seja, é o intermediário para as compras do Jumbo. Preocupante é ser o próprio a afirmar que não há intermediários no negócio.

E o barco que se vê por trás do senhor, que ostenta, não um, mas dois autocolantes da Docapesca, também não fica bem na fotografia, porque a Docapesca não é proprietária de barcos.

Nada mau para um anúncio que termina com a frase "Isto é verdade, não é só publicidade", não acham?

04 abril 2006

Belenenses 1 - Benfica 2


Foi mais um daqueles casos de jogar apenas o necessário.

O Belenenses marcou primeiro, o Benfica acordou, marcou dois golos e voltou a dormir tranquilamente.

E pronto. Foi isto.

Na segunda parte, o Benfica entregou tudo ao adversário, que não soube aproveitar. Alguns lances polémicos, com potenciais grandes penalidades cotnra o Benfica que, se concretizadas, teriam obrigado o Benfica a despertar novamente. Mas, como não foi preciso, lá se foi descansando o possível a pensar no jogo da Catalunha.

Pena a lesão do Nuno Gomes (que provavelmente não jogaria contra o Barcelona) num lance que, apesar de legal, porque o defesa toca na bola primeiro, é de uma violência considerável. Nuno Gomes tem depois o azar de cair muito mal. Na altura pareceu muito mais grave. Eu estava do outro lado do estádio, junto à baliza onde Moretto sofreu o golo, e acho que ainda me doeu um bocado.

Um pouco mais de ambição por parte do Belenenses poderia ter ditado outro desfecho, mas o Benfica só não jogou mais porque não quis.

Belo golo de Miccoli, a confirmar que é um jogador de quem se pode esperar muito, desde que não esteja em campo mais do que 30 minutos.

Faltam 5 jornadas para sermos bi-campeões.

Benfica 0 - Barcelona 0


Foi uma grande noite de futebol.

Grandes exibições na equipa do Benfica, algumas delas vindas de onde menos se esperava: Moretto (um susto aqui e ali, mas uma exibição memorável), Ricardo Rocha (nunca o tinha visto fazer um jogo tão leal) e Beto (apesar de em certos momentos estar a pedir um cartão amarelo).

Na equipa do Barcelona, o destaque vai para a total incapacidade de concretizar ocasiões flagrantes de golo. Ainda bem. Espero que repitam.

Claro que podíamos ter levado uma cabazada. Claro que podemos levá-la na 2ª mão. Claro que houve mãos na bola sem que tivesse sido marcada qualquer grande penalidade. Mas Ricardo Rocha também atropelou Larsen na área do Benfica (numa fase em que já se tinha percebido quer o árbitro não estava para apitar nos lances das áreas).

O que preocupa é que, com um Barcelona perdulário e com um Benfica em altíssimo nível, mesmo assim só deu para 0-0, o que não augura nada de bom para o jogo do dia 5.

Ainda assim, acredito que a defesa do Benfica, se estiver ainda mais concentrada (ou seja, se não se lembrar de deixar os adversários fazer corridas de 60 metros com a bola, só porque os defesas não querem largar o jogador que estão a marcar) pode conseguir outra exibição memorável e a surpresa pode aparecer (outra vez).

O Barcelona é claro favorito e a Liga dos Campeões não será a mesma se o clube catalão for eliminado, por isso, em caso de dúvida, espero que o árbitro decida sempre a favor do Barcelona. É o que eu faria (atencão: só em caso de dúvida). Por isso, não há que esperar contemplações nos lances divididos. Se o Benfica conseguir um resultado positivo, será ainda mais extraordinário por isso mesmo.

Haja confiança.

Entretanto, por cá faltavam 6 jornadas para sermos bi-campeões.